Edvania Rêgo
Natureza Impressa

Arte-Educadora e Artista Visual, natural de Santo André / SP, formada em Artes Plásticas e Pós Graduada em História da Arte / Fatea-S.André.
Arte-Educadora no Colégio Santa Maria em São Paulo e na Fundação das Artes de São Caetano do Sul no Ateliê de Artes Visuais. Atuou como Professora na FATEA “Faculdades Integradas Teresa D’Avila” em Santo André na habilitação para o curso de Educação Artística no Ateliê de Gravura.
Paralelo à atuação acadêmica, realiza pesquisa com as formas naturais e explora materiais e técnicas envolvendo Impressão Botânica. A pesquisa percorre a área da gravura, porém são imagens únicas assim como a Monotipia/Impressão Direta. Os elementos naturais fazem parte da escolha, seja extraindo cores ou mesmo revelando desenhos e formas que a natureza oferece.
Responsável pelo projeto para o Curso Técnico de Artes Visuais na Fundação das Artes, aprovado pelo Mec em 2019.
Realiza sua produção e coordena o Ateliê “Natureza Impressa” em Santo André a alguns anos e em 2019 foi aberto ao público e incluído no Roteiro de Ateliês de São Paulo, com exposições e ações culturais.
O trabalho de Edvania Rêgo propõe um olhar atento ao aspecto visual do meio natural e todo percurso de vida da planta; nascimento, vida e morte.
Em cada estágio de desenvolvimento, ou mesmo, ao longo das estações do ano há um aspecto a ser destacado, como: cor, forma, textura e pigmentos que se alteram e tornam-se elementos gráficos com muitas possibilidades estéticas.
Os materiais observados ao longo do caminho percorrido diariamente, como folhas caídas ou que chamem a atenção por algum aspecto visual, proporciona um encantamento que se faz presente em cada folha recolhida.
A intenção é produzir trabalhos sem excessos para que os elementos naturais possam se revelar. A interferência minimalista, faz com que os elementos naturais se apresentem exatamente como são.
